Voce sabe o que é sensibilidade ao glúten?

carolinebergerotQuando retiramos o amido dos cereais, resta-nos o GLUTEN, que é utilizado largamente em processos industriais, por seu poder espessante e aglutinante... Não podemos dizer que o glúten é uma proteína, mas contem 50% de proteína que varia o tipo entre o trigo, o centeio, a cevada e a aveia.

Muitas pessoas têm a Doença por Sensibilidade ao Glúten e não sabem. A mais comum é a Doença Celíaca, que tem como sintomas em crianças, diarréia, estufamento, perda de peso, anemia, fadiga crônica, fraqueza, dor óssea, alterações e cãimbras musculares.

Em adolescentes a Doença Celíaca pode se iniciar apos crise de infecção intestinal e, mesmo bem nutridos, encontramos anemia no exame de sangue. Afeta o deficit de crescimento. Pode atrasar a menstruação em meninas e afetar a produção de espermatozóides em meninos.

Em adultos os sintomas são muitos, como anemias, disturbios menstruais, infertilidade ou abortamento, diminuição e alterações na espermogênese, problemas ósseos, neurológicos e até psiquiátricos.

Quando se tem Doença por Sensibilidade ao Glúten DO TIPO DERMATITIS HERPETIFORMIS podem surgir coceiras e pequenas bolhas em qualquer região do corpo, mas principalmente na FACE EXTERNA DOS COTOVELOS, JOELHOS E NÁDEGAS.

O Diagnóstico deve ser dado por um médico após exames sanguineos e biopsia. A PRINCIPAL CONDUTA após o diagnóstico é a REESTRUTURAÇÃO ALIMENTAR e a programação de um PLANO ALIMENTAR livre de glúten. Parece algo difícil e é! Atualmente há a obrigatoriedade dos fabricantes de alimentos indicarem em suas embalagens sua composiçao e a presença de glúten no produto. A familia do paciente e o próprio, devem procurar entender e aprender uma nova e diferente forma de cozinhar e se alimentar. Existem diversas opções de alimentos substitutos que podem deixar a alimentação saborosa e atraente. Porém devemos ressaltar que a pessoa que tem intolerância ao glúten não pode comer nada de glúten, nem "aos finais de semanas" e viagens.

De forma clara: São proibidos: TRIGO, CENTEIO, AVEIA, CEVADA E MALTE São permitidos: AMIDO DE MILHO, ARARUTA, FARINHA DE ARROZ, MILHO E MANDIOCA, FECULA DE BATATA, FUBA, POLVILHO, TRIGO SARRACENO.

Caroline Bergerot Klinkert Maluhy.
Nutricionista Clínica. Autora de diversos livros sobre Nutrição e Alimentação Vegetariana. Rua Joaquim Floriano, 101 cj 901 São Paulo - SP Consultas: 011 7696-6328

Compartilhe
  • Acessos 9700
Somos Embaixadores da Happy Cow para Florianópolis SC


Embaixador
HappyCow.com

Somos filiados a:

   

Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Mahatma Gandhi